Anonymous
Anonymous asked in Sociedade e CulturaOutras - Sociedade e Cultura · 7 years ago

Voltar Estudar nessa situação! Vale a pena?

É o seguinte... passei num concurso público, provavelmente serei nomeada só final do ano ou ano que vem! O salário e benefícios são excelentes, fora a estabilidade. Porém só terei chances de crescer e subir de cargo se eu for bacharelada em Direito. Mesmo iniciando com salário bom, penso que depois de 3 anos de ter tomado posse ao cargo poderia ser transferida para uma área de confiança e meu salário praticamente DOBRARIA! Dobraria de verdade! Só que já tenho 30 anos, acabei de completar. Tenho um filho de 2 anos. Sou separada e moro com minha mãe!

Então tem os dois lados, eu começando o curso de Direito(que amo e me arrependo de não ter feito quando era jovem!) vou estudar a noite, trabalhar o dia inteiro, mas no meu futuro cargo terei direito a sair 1 hora mais cedo se eu cursar Direito! Não terei tempo pro meu filho, passarei o dia fora, ele ficará na escola e depois com a minha mãe que cuida dele. Penso em ambos os lados, estudando eu darei uma vida bem melhor pra ele! Sem estudar ficarei neste meu cargo a vida inteira e darei digamos uma vida digna, porém sem conforto dois quais poderia dar se eu ganhar o dobro.

E agora? To neste impasse. Pensei em iniciar a faculdade já no meio do ano, e depois que tomar posse ao cargo já estaria com a faculdade iniciada. Mas penso muito na minha idade avançada e no meu filho que terei pouco tempo com ele... E agora? Queria conselhos pessoal.

Boa noite!

Obrigada!

3 Answers

Rating
  • Anonymous
    7 years ago
    Favorite Answer

Olá!Eu tenho apenas 21 anos mas vivi esse ano uma situação parecida com a sua.Tenho um filho de 3 anos.Quando estava grávida dele eu estava terminando o último ano do ensino médio,mas tive que parar por cauda da gravidez,onde eu passava muito mal,enfim,não concluí o 2 grau.Quando ele completou 1 ano eu falei,vou voltar a estudar,e todos me aconselhando que ele era muito novo,e ainda mamava,que ia sentir minha falta,decidi esperar o ano seguinte.Meu filho completou 2 anos,aí novamente eu levantei a hipótese de voltar a estudar,mas vieram de novo com as questões do ano anterior,e eu mais uma vez decidi esperar.Este ano antes que cogitassem alguma possibilidade negativa fui à escola e me matriculei no curso de supletivo pra terminar o meu 2 grau.E não pretendo parar por aí não,em julho já vou estra livre pra fazer um cursinho pré-vestibular para que o ano que vem eu ingresse em uma faculdade de pedagogia.

E o meu filho?Tá muito bem obrigada!Ele fica com o pai em casa e nem reclama,fica melhor com ele do que comigo.Se eu tivesse esperado mais um ano para voltar aos estudos,seria um ano a mais perdido.Detalhe estudo com uma senhora de 52 anos,que ainda pretendo fazer assistência social.

Conclusão,nunca é tarde pra recomeçar ou terminar um sonho interrompido.Você ainda é muito jovem!Tem muita vida pela frente,não se acomode!Nunca desista dos seus sonhos ou dos seus objetivos.Seu filho não vai morrer por ficar mais um tempinho longe de você,ele ainda tem a vó que é como a segunda mãe.Sei que sou muito nova para querer te dar algum tipo de conselho,entretanto já tenho alguma experiência de vida.E tiro por mim mesma,o que eu mais quero é dar um futuro digno para me filho.Vou trabalhar muito pra conseguir pagar minha faculdade,mais com muito prazer,pois não estarei pensando só em mim,mas principalmente no meu filho.Amanhã,sei que ele irá me agradecer.E servirei de exemplo para ele lutar pelos seus ideais.

Espero ter ajudado! ;) BJS.

• Log in to reply to the answers
  • 7 years ago

estudando eu darei uma vida bem melhor pra ele!../. Mas penso muito na minha idade avançada e no meu filho que terei pouco tempo com ele..

-Destaquei essas duas estruturas de suas palavras, por achá-las mais importantes nesse caso. Sim vc estudando PODERÁ dar uma vida melhor para ele, acho que ao invés do sinal de exclamação, vc deveria usar o de interrrogação. Um amigo uma vez me disse que seu eu quizer investir no meu futuro, primeiramente eu deveria investir nos meus filhos, para ter um bom retorno no quesito EDUCÃO deles. No seu caso vc tá pensando em investir em vc, para colher para ELE, e claro, para vc também. Ai vem sua segunda frase que destaquei. Quanto à sua idade, não pense nisso! Vc ainda é bem jóvem e continue com a sua idéia de estudar, porém vc precisa avaliar como ficará a educação do seu filho de 3 anos, nesse tempo em que vc ficará ausente. Isso é o MAIS IMPORTANTE! Como vc mesmo disse, seu emprego já está praticamente garantido, mas o EMPREGO do seu filho ainda não! Então minha cara, com educação de qualidade não se brinca, e caminhe com um passo de cada vez, começando estudando as possibilidades de uma "CRIAÇÃO E EDUCAÇÃO" de qualidade para seu filho, e junto com isso e em um segundo plano, à sua EDUCAÇÃO. Quando falo em CRIAÇÃO, fica ai uma reflexão para ninguém melhor que vc decidir e avaliar, os futuros" possíveis" problemas que vc poderá enfrentar, se na criação do seu filho vc por ventura vier à falhar.

Um abraço!

• Anonymous
    7 years ago

Claro que vale, 5 anos é mto rápido, mesmo, eu tenho 31 e tenho dois bebês ( uma de 2 anos e uma de 3 meses) e vou estudar, assim que a bebê fizer 6 meses. VOCE é a garantia do seu filho de uma vida melhor, poxa, 5 anos "perdidos" por uma VIDA melhor. É claro o bebê vai sentir sua falta, mas o lance é o seguinte: dar mais atenção no fim de semana, pegar o bebê e ficar exclusivamente com ele no fim de semana durante um periodo, explicar que vc tem que trabalhar , e o pq vc deve trabalhar. Ele entende tudo já!!!

Qto a idade??? Fala sério??? 30 é a melhor idade da mulher, a idade balzaquiana, pensa assim: Com a maturidade de hoje e todos os compromissos que vc tem hoje (filho, emprego, casa e tal) vc vai aproveitar ao máximo sua facu, mto mais do que se tivesse feito mais jovem. Abraça essa oportunidade, e não deixa nada nem ninguém tirar esse direito seu e do seu filho.

Still have questions? Get answers by asking now.